Empresas de médio a grande porte, prédios comerciais, indústrias e espaços públicos e privados que recebem grandes públicos são obrigados, mesmo que por diferentes legislações e normativas, a investir em um sistema de detecção de incêndio.
Cada estabelecimento precisa atender às especificidades técnicas determinadas pela ABNT e pelo Corpo dos Bombeiros no que se refere a sua instalação e manutenção.
Um sistema de detecção de incêndio é composto por diversos equipamentos e dispositivos como a central de detecção e alarme de incêndio.
Ele é o responsável por receber a informação dos acionadores e detectores e, em caso de uma situação de alarme, acionar os sinalizadores.
Além disso, este sistema serve como um indicador sobre quando e onde a chama está se espalhando, evitando a propagação do fogo e grandes perdas humanas e físicas.
Todo o sistema é planejado por uma engenharia especializada, que usa componentes eletrônicos para detectar princípios de incêndio como calor, luz e fumaça.
Ainda, é importante destacar que todo o sistema de detecção de incêndio deve estar em conformidade com as normas do Corpo de Bombeiros, ABNT, bem como outras normas dos órgãos reguladores de incêndio.
O sistema de detecção de incêndio consiste em um conjunto automatizado que envia informações sobre os locais onde ocorre um incêndio.
Os principais componentes que constituem o mecanismo podem ser divididos nas seguintes categorias:
Recomenda-se que os sistemas de detecção de incêndio forneçam um acesso rápido e fácil aos dados do sistema, filtros de segurança, praticidade de relatórios e análises de incêndio.
Desta forma, podem ser verificadas as possíveis causas da propagação de uma chama e podem ser desenvolvidos projetos que evitem a propagação do fogo.
Ainda que haja vários tipos de sistemas de detecção de incêndio, os princípios de instalação são geralmente os mesmos.
Ou seja, colocar com precisão os equipamentos do sistema em pontos estratégicos que exigem maior proteção contra incêndio.
Os sistemas de alarme de incêndio são frequentemente acionados por altas temperaturas e fumaça. Normalmente, os seguintes tipos de sistemas disponíveis são:
Quando um sistema de detecção de incêndio detecta um incêndio, vários elementos, como alarmes para facilitar a evacuação do local e sprinklers para combater o ocorrido, geralmente podem ser acionados.
É importante observar que um sistema de detecção de incêndio de qualidade é produzido de acordo com as normas de segurança vigentes.
Além disso, dependendo de suas características, é possível realizar um acionamento específico do corpo de bombeiros, que assim poderá se deslocar ao local do acidente para combater o incêndio de maneira mais flexível.
A Securicenter é uma empresa com mais de 25 anos de experiência no mercado de segurança eletrônica. Atualmente conta com um amplo portfólio de produtos para atender às diversas necessidades dos clientes.
Além de distribuir os melhores produtos na área de segurança eletrônica, a Securicenter ajuda no crescimento dos seus clientes através de treinamentos técnicos e comerciais, rapidez na entrega, suporte técnico especializado e garantia.